Olá, meu amores!
Vamos falar sobre o Globo de Ouro? Pois bem, segunda-feira foram anunciados os concorrentes para o 74º Golden Globe e estou super feliz em ver que vários atores e atrizes negros estão nesta lista.

Ruth Negga – Loving
Ruth Negga foi indicada para melhor atriz por Loving, Denzel Washington como melhor ator por Fences e na categoria de melhor atriz coadjuvantes temos 3 mulheres negras: Naomie Harris (por Moonlight), Octavia Spencer (por Hidden Figures) e a super querida Viola Davis (por Fences) que acabou de ganhar Critic’s Choice Award nesta mesma categoria. Como ator coadjuvante por Moonligh temos Mahershala Ali. Como diretor e roteiro temos Barry Jenkins, de Moonlight, que concorre também a melhor filme.

Denzel Washington e Viola Davis – Fences
Nas categorias televisivas, Kerry Washington (por Confirmation) por atriz em mini-série. Traceee Ellis Ross (Black-ish) e a Issa Rae (Insegura) então concorrendo a melhor atriz em série de comédia ou musical. Thandie Newton (atriz coadjuvante em Westworld).
Donald Glover (por Atlanta), como melhor ator em TV série. Sterling K. Brown (ator coadvujante em The People v. O.J. Simpson: American Crime Story) e Courtney B. Vance concorre a melhor ator com a serie O Povo vs O.J. Simpson (foi ele mesmo que ganhou o Critic’s Choice Award nesta categoria), série que recebeu um total de 5 indicações e na minha opinião, foi uma das melhores do ano.
Atlanta e Black-ish concorrem como melhor série na categoria comédia ou musical.

Octavia Spencer – Hidden Figures
Dizem que os anos 90 foram os melhores para atores, atrizes e diretores negros, e uma breve viagem no tempo faz a gente lembrar de filmes como Boys N the Hood, Menace II Society, Waiting to Exale, Get on the Bus, só para citar alguns, e quando fazemos uma comparação, dá para percebe o quanto esta década esta deficiente no que diz respeito a representatividade.
Sim, claro, esta melhorando, e talvez 2016 tenha sido o melhor ano até agora, mas ainda estamos longe de chegar a uma real representação negra, tanto no cinema quanto na TV. Tivemos filmes como o já citado Moonlight, Birth of a Nation, Loving, Hidden Figures, Fence, os documentários 13th (de Ava DuVernay, que esta disponível no Netflix) e I Am Not Your Negro (de Raul Peck), e sucessos comercias como Barbershop, Ride Along 2, etc. Mas queremos mais!

Mahershala Ali – Moonlight
Espero que isso seja o ínicio de uma mudança na indústria de entretenimento. Enquanto isso, vamos esperar e ver como vão ser as indicações para o Oscar, pois eu não quero voltar a usar a hashtage #OscarsSoWhite ano que vem novamente.
Para ver a lista completa, clique aqui.
Espero que tenham gostado.
Beijos da Preta
No Comments