Olá meus amores.
Tudo bem? Hoje vamos falar um pouco sobre cultura, e mais especificamente, sobre a minissérie Raízes que estreia hoje no canal History.
Raízes é um remake da minissérie de mesmo nome que estreio em 1977 e que, segundo pessoas mais velhas com quem conversei, gerou um burburinho Brasil, além de chocar uns e outros. A minissérie é baseado no livro Raízes: A Saga de uma Família Americana (livre tradução), de Alex Halley.
O livro conta a história de um menino que nasceu na aldeia de Juffure (Gambia), do casal Omoro Kinte e Binta Kebba, e como, a partir deste momento se desenrola 200 anos de história dos descendentes deste menino, Kunta Kinte, que foi capturado ainda adolescente e vendido como escravo nos Estados Unidos, e das 7 gerações que vieram depois dele. O livro é considerado uma das obras mais importantes dos Estados Unidos do século 20.
A minissérie original -assim como o livro que ficou semanas na lista de best seller do New York Times- ganhou 9 Emmys, e foi um sucesso absoluto. Podemos dizer que o conjunto da obra foi um dos fatores que levaram o público a começar a apreciar a história Afro-Americana.
Este remake de Raízes estreou em Maio nos Estados Unidos e recebeu elogios de crítica e público. No site IMDB a minissérie esta com 7.8/10 e no Rotten Tomatoes o consenso é de que Raízes é “um poderoso clássico -e ainda relevante- da televisão; muito bem refeito, com atuações notáveis, muita emoção e ocasionalmente, beleza chocante”.
A versão de 2016 conta com os atores Laurence Fishburne, Anna Paquin, Jonathan Rhys Meyers, TI, James Purefoy e Malachi Kirby, no papel de Kunta Kinte, só para citar alguns
Bom, aqui fica a dica para vocês. Raízes estreia hoje no History, as 22h40.
Beijos da Preta
4 Comments
Nissa Amaral
18/10/2016 at 5:45 pmeu assisti e passei muita raiva ! mas acho bom as pessoas assistirem para ter uma noção de como as coisas eram erradas e injustas . ninguém merece ser tratado como mercadoria .
Regianne Rosa
18/10/2016 at 9:35 pmÉ isso mesmo Nissa, ninguém merece, nunca, ser tratado como objeto. Um beijo e obrigada pela sua visita.
Pati
18/10/2016 at 6:16 pmOi Rê! Obrigada por ter me lembrado desta mini-série. Estou assistindo e prevalece a raiva de saber que coisas assim aconteceram MESMO. Muito triste, muito triste, requer estômago, com certeza.
Um beijão amiga.
Regianne Rosa
18/10/2016 at 9:37 pmMiga! 🙂 Mais tarde te chamo. Beijo!