0

Descobrindo seu tipo de cabelo

Descobrindo seu tipo de cabelo

Hoje vou explicar como descobrir seu tipo de cabelo para que você possa cuidar melhor deles. Bom, durante muito tempo na minha vida eu não sabia que existem diversas categorias para os diversos tipo de cabelo, e que eles estão separados por números e letras. Fui aprender isso quando estava na escola de cabeleireira.

O famoso cabeleireiro Andre Walker, que já ganhou prêmio Emmy pelo seu trabalho como hair stylist da querida Oprah Winfrey, -além de ter feito o famoso corte de cabelo pixie em Halle Berry– criou um gráfico onde explica os diversos tipos de cabelo e hoje eu vou passar para voçês o que aprendi.

Os cabelos estão divididos em 4 tipos:

  • Lisos
  • Ondulado
  • Cacheados
  • Crespos

Cada um destes tem 3 texturas diferentes. Sabendo exatamente onde seu tipo de cabelo esta ajuda muito a saber que tipo de produto usar para não prejudicar seu cabelo como também a não gastar dinheiro com produtos que não vão deixar seu cabelo do jeito que você quer.

Cabelos Tipo 1 – Lisos

Cabelos Tipo 1

 

Podem ser A, B, ou C, e variam de finos/frágeis até mais grossos.

O tipo 1A é o mais fino e frágil. O tipo 1B tem uma mistura de cabelos finos e grossos e o tipo 1C é grosso. O 1C é o mais difícil de style. Você pode usar um babyliss e depois de 2 horas o cabelo vai estar liso novamente. Por serem mais grossos, o óleo do couro cabeludo chega até as extremidades do cabelo mais facilmente, deixando-o com muito brilho. Um exemplo bem comum de cabelo tipo 1C é o cabelo dos orientais (liso e espesso).

Cabelos Tipo 2 – Ondulados

Cabelos Tipo 2 - Ondulados

Tipo de cabelo 2, os ondulados, podem variar de finos a mais ásperos e crespos.

O tipo 2A tem um caimento leve em formato de S nas suas extremidades, geralmente com falta de volume (cabelo murcho) e sem definição.

O tipo 2B tem mais definição do que o 2A, sendo quase liso perto da raiz e formando um S mais definido, e tende a ter um pouco de frizz no topo da cabeça.

O tipo 2C tem uma textura mais áspera com bastante volume e com certeza você vai perceber o formato S nos fios que já começa bem próximo a raiz. Este tipo de cabelo ainda é propenso ao frizz.

Cabelos Tipo 3

Cabelos Tipo 3

Tipo de cabelo 3, os cacheados, podem variar entre cachos mais largos e soltos e aqueles menores e mais apertados.

O tipo 3A tem curvas espirais que formam um S, mas que podem perder sua definição com facilidade, além da propensão ao frizz.

O tipo 3B tem curvas que podem variar entre maiores a espirais, ele é mais áspero e denso também.

O tipo 3C tem cachos bem menores que são densos e muito volume, além de serem o tipo de cabelo que podem mostrar um maior “encolhimento”.

Cabelos Tipo 4

Cabelos Tipo 4

Tipos de cabelo 4 podem variar de cachos pequenos e bem apertados até cachos angulares que podem parecer um Z. Este cabelo também experimenta mais o “encolhimento”, além de ser o mais frágil, pois ele tem poucas camadas protetoras quando comparado aos cabelos anteriores.

O tipo 4A tem cachos pequenos e apertados, com textura fina e frágil, e alta densidade e volume.

O tipo 4B tem cachos que parecem se torcer/dobrar em um formato que lembra a letra Z. Ele tem pouca ou nenhuma definição. A textura é frágil e pode parecer um pouco áspera.

O tipo 4C tem mais “encolhimento” do que os anteriores e quase nenhuma definição, e sua textura pode variar de super fina e macia a mais áspera, alem de ser um cabelo muito delicado.

Duas coisas que você deve sabe antes de descobrir seu tipo de cabelo: se ele estiver tratado quimicamente você vai ter que esperar até que ele esteja no seu estado natural para saber exatamente qual seu tipo. E algumas pessoas podem ter uma combinação de tipos: ondulado (2C) no topo e cacheado na nuca (3A).

E é isso aí, meus amores. Espero ter ajudado você a descobrir seu tipo de cabelo pra que você possa buscar o regime de limpeza e hidratação mais adequado. Isso pode fazer toda a diferença entre um cabelo rebelde e um que esta saudável e lindo.

Beijos e até a próxima.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply