0

Bonecas Negras

Bonecas Negras

Boa tarde, meus amores.

Hoje vamos falar de bonecas, e mais especificamente, sobre bonecas negras. Até alguns anos atrás era praticamente impossível achar uma boneca que não fosse clarinha e de cabelos lisos. Felizmente graças a iniciativa de pessoas a redor do mundo este cenário esta mudando.

O nigeriano Taofick Okoya percebeu a falta de bonecas negras quando foi comprar uma para a sua sobrinha, e a partir daí decidiu fabricar bonecas que representassem a imensa maioria das crianças do seu país.

Sua linha de bonecas, Queens of Africa (Rainhas da África) tem 6 tipos de bonecas que representam os 3 maiores grupos étnicos da Nigéria e apesar de uma certa resistência inicial, hoje ele vende mais bonecas na Nigéria do que a mundialmente famosa Barbie.

Queens Of Africa

Queens Of Africa

No Caribe, a modelo Mala Bryan conta que desde criança nunca conseguiu se identificar com as bonecas, sempre brancas e de cabelos lisos. Ela criou uma coleção de bonecas onde foca na diversidade dos tons de pele e textura de cabelos, além das roupas coloridas inspiradas em tecidos africanos.

Malaville Toys

Malaville Toys

Aqui nos Estados Unidos, Angelica Sweeting enfrentou com o mesmo problema: encontrar bonecas com aparência semelhante a de suas filhas. Ela fala ainda os questionamentos de sua filha mais velha sobre seu tom de pele e aparência: a menina dizia não gostar do seu cabelo cacheado e queria se parecer com a Barbie, e ter cabelos como o de Elsa (de Frozen).

Como a falta de representação é algo que acontece em quase todo mundo, ela decidiu criar sua própria coleção de bonecas, Naturally Perfect Dolls (Bonecas Naturalmente Perfeitas), com cabelos naturalmente cacheados que as crianças podem lavar e escovar. Durante todo o processo de criação ela envolveu sua filha, perguntando a opinião da pequena, desde a cor dos olhos até as roupinhas.

Naturally Perfect Dolls

Naturally Perfect Dolls

E ainda temos Karen Byrd, que criou o Natural Girls United!, outro site onde você pode achar lindas bonecas negras.

Natural Girls United!

Natural Girls United!

No Brasil existe a Preta Pretinha, e em uma visita ao site eu percebi que é possível encontrar bonecas que promovem a valorização das nossas origens.

Embora alguns possam achar que isso tudo não é importante, afinal estamos falando de bonecas, alguns estudos mostram que crianças negras tendem a escolher as bonecas brancas ao invés das negras. Mas a questão que eu gostaria de deixar aqui é: será que o motivo delas escolherem as bonecas brancas não será porque são estas que dominam as prateleiras?

O que vocês acham?

Para saber mais, ou para comprar as bonecas citadas acima, visite o site oficial:

Beijos da Preta

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply