2

6 Dicas de Como Cuidar das suas Tranças (Box Braids)

6 Dicas de Como Cuidar das suas Tranças (Box Braids)

Oi meus amores!

Hoje em dia entre nós mulheres negras, muito se fala em “transição”, “cachos”, “BC”, “cabelo natural”, “cabelo tipo 4” e tudo isso se resume num só fato: aprendemos à nos aceitar da maneira que somos. Nosso cabelo também é lindo! Estamos cansadas de tanta química e queremos que o nosso cabelo natural cresça lindo e principalmente saudável.

6 Dicas de Como Cuidar das suas Tranças (Box Braids)

Um solução bastante eficiente é usar o tão falado PROTECTIVE STYLE (penteados que protegem), como as gringas tanto falam. Um dos métodos mais populares é o de “TRANÇAS” ou se você preferir BOX BRAIDS. Neste post quero dar 6 dicas de como cuidar de suas tranças, para mantê-las saudáveis e lindas por mais tempo.

1. Faça escova antes de de colocar suas tranças

Escovar o cabelo antes da colocação ajuda evitar que os fios de seu cabelo saiam rapidamente para fora do cabelo usado para trançar, comprometendo a aparência delas. Faz também com que suas tranças durem muito mais.

2. Proteja seu cabelo na hora de dormir

Mesmo estando de tranças é bom prender o cabelo, e envolvê-las numa touca de cetim. O cetim permite que o seu cabelo respire durante a noite evitando ressecamentos do couro cabeludo. Se você quiser ser extra cuidadosa, use também uma fronha de cetim, que é indicada mesmo que você não esteja de tranças.

6 Dicas de Como Cuidar das suas Tranças (Box Braids)

3. Mantenha o seu cabelo e couro cabeludo sempre hidratado

É mais simples do que parece. Quando temos sede, nosso corpo precisa de água para ser hidratado. O nosso cabelo é igualmente sedento. Borrife seu cabelo com água pelo menos uma vez por dia. Se você quiser, pode adicionar um pouco de um creme sem enxágüe de sua preferência na sua garrafinha de água para potencializar a hidratação diária. Leva apenas 5 minutinhos do seu dia e traz benefícios incríveis para a saúde do seu cabelo. Você pode aplicar também um óleo capilar uma ou duas vezes por semana no couro cabeludo antes de dormir, ou na noite anterior ao dia de lavar.

4. Use condicionador

Como cabeleireira profissional que sou, digo e repito quantas vezes forem necessárias: PODE-SE USAR CONDICIONADOR ENQUANTO SE ESTÁ DE TRANÇAS. Essa história de que dá caspa não passa de mito. Contanto que você enxágüe muito bem o seu cabelo depois de aplicar o condicionador, não existe problema algum. Alguns afirmam que as tranças saem mais rápido por conta do condicionador. Pra ser bem sincera eu nunca deixei de aplicar o condicionador, para fazer uma comparação mais precisa e nem pretendo deixar de aplicar. Principalmente se o seu cabelo já está totalmente natural, é importante que você o condicione, pois nosso cabelo tem um tendência muito grande de ser seco. Portanto, o condicionador está totalmente liberado.

5. Não aperte muito as tranças

Não deixe que a sua trancista aperte muito na hora de fazer suas tranças. Apertar não ajuda em nada e pelo contrário, prejudica muito. Pode causar danos irreversíveis ao seu couro cabeludo, causando queda e a perda permanente do cabelo. Evite também de fazer penteados muito apertados e que puxam muito o cabelo. Leve em consideração que a trança em si, dependendo do material usado, já pesa muito. Todo cuidado sempre é pouco.

6 Dicas de Como Cuidar das suas Tranças (Box Braids)

6. Não fique com as tranças por muito tempo

O tempo máximo recomendado para você ficar com as tranças é 2 meses, mas aconselho que se por qualquer razão você tiver que ficar um pouco mais, não passe de 3 meses. Períodos muito longos podem comprometer o cabelo podendo causar quedas.

Bem, essas foram as dicas e eu espero de coração que vocês gostem e possam tirar proveito delas.

Beijos da Preta

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    Elaine
    12/10/2016 at 10:14 pm

    Vou passar essas dicas para uma amiga minha. Obrigada por dividir.

    • Reply
      Regianne Rosa
      14/10/2016 at 7:48 pm

      Oi Elaine! Passa sim, espero que ela faça bom proveito. 🙂

    Leave a Reply